Monday, May 29, 2006

Priorizar é com o cliente

Eu queria saber desenhar como Raony. Ele ataca dessa vez com duas tiras de quadrinhos curtas mostrando a importância de envolver o cliente na priorização dos requisitos. É uma idéia de que já falei aqui ilustrada de forma inteligente e bem humorada.

Vale totalmente a visita.

Tuesday, May 23, 2006

Desmontando

O termo fábrica de software foi cunhado há bastante tempo. Tempo o suficiente para que várias pessoas diferentes tenham lhe atribuído vários significados diferentes. Tempo o suficiente para chegar bem perto da inclusão no seleto grupo das palavras de moda, aqueles termos que de tanto serem usados indiscriminadamente acabam por perder o sentido.

Fábricas de software já foram linguagens e frameworks de alta produtividade. Fábricas de software já foram organizações para produção de linhas de produto. Mas fábricas de software não são linhas de montagem no sentido estrito da palavra.

Linhas de montagem servem para manufaturar produtos já projetados. Não se pode mudar de idéia uma vez que o produto tenha iniciado sua viagem dentro da linha de montagem. Incapacidade de adaptação a mudanças é exatamente o contrário do que precisamos para desenvolver software.

Um sistema de software é uma entidade tão abstrata quanto uma idéia ou uma teoria. Não se entende teorias sem vê-las em funcionamento. As pessoas normalmente não conseguem compreender as teorias sem observar alguns dos fenômenos que ela explica.

Pelo menos não a maioria das pessoas.

Precisamos que nossos processos de produção de software permitam que as pessoas vejam rapidamente pequenas partes do sistema funcionando de verdade. É por isso que precisamos que nossos processos de produção de software sejam altamente iterativos. É por isso que não podemos nos inspirar na linha de montagem. Ela só lida com construção e nós precisamos projetar algo. Afinal, software não é construído, é projetado.

Algum historiador poderia dizer que a indústria automobilística é a maior responsável pelo aperfeiçoamento das linhas de montagem. Não se deve confiar cegamente nos historiadores (aliás, não se deve confiar cegamente em ninguém — mas aqui devaneio demais: fecha parêntese). Mas há muito o que aprender com a indústria automobilística, qualquer que tenha sido seu papel na história das linhas de montagem.

As fábricas de automóveis projetam seus motores usando um processo bastante iterativo. Pelo menos é o que eu posso dizer daqui do lado de fora. Eu vejo que eles contratam pilotos e constróem pistas de prova exclusivamente para levar seus motores ao limite. Eu sei que eles organizam várias corridas para exibir sua tecnologia e compará-la com a dos concorrentes. Para fazer isso, eles precisam produzir e aperfeiçoar protótipos continuamente e eu poderia apostar como eles gostariam de produzir um protótipo funcional pelo menos a cada dia. O grande desafio para eles é que o retorno obtido com a construção de um motor completo nem sempre vale seu custo. Por isso eles precisam se contentar muitas vezes com cálculos matemáticos e simulações de computador.

Na indústria de software, estamos projetando um sistema que já é uma simulação de computador. Só precisamos tirar proveito disso.

Monday, May 08, 2006

Impressões do E-SOL/CEFET-PE

Para quem está perdido, E-SOL/CEFET-PE significa Encontro de Software Livre do CEFET-PE. Mais detalhes no post anterior.

Agora que estamos esclarecidos, minhas impressões sobre o evento.

O evento foi um sucesso. O pessoal da organização do CEFET-PE e de todos os grupos locais que ajudaram fizeram um ótimo trabalho. Confesso que fiquei assustado quando fiquei sabendo que havia mais de 700 inscritos. Era minha primeira apresentação para público externo e por um momento cheguei a ficar preocupado de encarar a possibilidade de uma platéia lotada.

Mas no final deu tudo certo. Tive uma ótima impressão da comunidade de software livre de Pernambuco. A participação do pessoal, por exemplo, esteve em alta durante todo o evento. Na sexta-feira, só consegui ir à noite e tinha gente que estava lá desde a manhã. Na verdade, a maioria do pessoal tinha chegado cedo. O auditório estava bem cheio para as palestras sobre PHP e as experiências do SERPRO com software livre. Não tinha só aquela meia-dúzia de gatos pingados que seria de se esperar ao final do dia.

Novamente, parabéns para a organização e obrigado pelo espaço que me foi cedido.

Wednesday, May 03, 2006

Software Livre no CEFET-PE

Eu deveria ter anunciado isso antes, mas minha memória infelizmente me traiu. Está um pouco tarde, mas vou anunciar mesmo assim. Neste próximo fim-de-semana, na sexta-feira e no sábado (dias 5 e 6), acontecerá o 1o Encontro de Software Livre do CEFET - PE.

Eu estarei lá nos dois dias e vou fazer uma pequena apresentação sobre a plataforma Eclipse, com a qual trabalho há um pouco mais de dois anos. Acho que já andei falando do EclipseFP aqui...

Estou realmente ansioso por este evento. O pessoal da organização tem feito um ótimo trabalho e tenho certeza que todo o esforço deles será coroado com um evento de sucesso.

Recomendado para qualquer um que esteja envolvido (ou esteja considerando se envolver) de alguma forma com software livre. É um evento não só para entusiastas, mas para todo e qualquer tipo de curioso.