Friday, January 27, 2006

EclipseFP 0.9.1 disponível

Hoje foi publicado o release 0.9.1 do projeto EclipseFP. Estou trabalhando neste projeto desde outubro do ano passado e este é o primeiro release de que participo.

O EclipseFP é uma IDE para a linguagem Haskell baseada na plataforma Eclipse. A intenção é ter algo como um HDT (uma a sigla para Haskell Development Tooling), parecido com o JDT (a IDE de Java do Eclipse), com suporte a coisas como assistente de código, refactoring e debugging.

Neste release a maior parte do meu trabalho foi centrada em construir um parser para Haskell em Java. O parser antigo era escrito em Haskell e acessado pelo código Java através de JNI. Uma desvantagem grande dele é que só havia uma versão para plataformas win32, o que quer dizer que os usuários de outras plataformas como Linux e Mac OSX não tinham acesso a nada que envolvia o parser. Agora eles têm.

Para o próximo release estou pensando em trabalhar no suporte ao compilador e no modelo da linguagem, indispensável para termos coisas como 'Abrir declaração' (tecla F3 no Eclipse/JDT).

0 Comments:

Post a Comment

<< Home